sábado, 13 de julho de 2013

Tintas


Olá pessoal, seguem algumas dicas sobre tintas.




Primeiramente vamos entender o que é Pantone:
É uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS).
Trata-se de uma tabela com diversas cores com uma numeração específica, que é usada como referencia para o impressor identificar a cor e produzir uma cor idêntica, ou seja, é uma cor que não é feita por combinação de pigmentos no papel, mas alcança a tonalidade de cor exata e sem variação, é usada principalmente em logotipos onde a cor é muito importante. 

Há uma diversidade de tintas para os mais variados tipos de trabalhos, com isso é necessário conhecer qual vamos utilizá-las para obtermos um ótimo resultado.

Vamos conhecer alguns tipos de tintas e suas principais aplicações.



Tinta Látex PVA


É uma das mais conhecidas, encontrada com facilidade em qualquer depósito de construção, seu uso é indicado para áreas internas, tem secagem rápida e baixo odor, porém não é indicada para ambientes externos e úmidos. Trata-se de uma tinta um pouco difícil de limpar.

Tinta Acrílica


É uma tinta que tem características semelhantes a tinta látex, a diferença é que em sua composição recebe resinas acrílicas, o que garante uma alta impermeabilidade, tem secagem rápida, pode ser utilizada em áreas externas e molhadas, sanitários, cozinhas e etc. Trata-se de uma tinta lavável, e quando for utilizar tinta acrílica use também a massa acrílica para ajudar na eficácia do produto.


Tinta Esmalte


Não é solúvel em água, é utilizada Aguarrás para diluir a tinta, não é interessante utilizar o Tíner, pois ele é mais forte e sua secagem é de fora para dentro, o que pode ocasionar rugas e perda do brilho, sua utilização é maior indicada em superfícies de madeira e metal, pois garantem um excelente acabamento. É uma tinta que pode ser facilmente lavada e é reconhecida principalmente pelo seu alto brilho, não deve ser utilizada em paredes pois ocasiona o aparecimento de bolhas e o descascamento.


Tipos de Acabamento das Tintas


Fosco

Não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos.

Acetinado

Possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho e ajuda a disfarçar imperfeições das paredes.

Semibrilho / Auto Brilho

É o que proporciona maior brilho e reflexos intensos, indicado para superfícies sem imperfeições, é indicado para portas, janelas e batentes.





"Em breve novas postagens"




Nenhum comentário:

Postar um comentário